terça-feira, 13 de setembro de 2011

“Mestre não é quem ensina, mas aquele que, de repente, aprende”. Ruben Alves




Este texto é parte de um discurso de formatura realizado em 2009. Tive como base uma palestra do Frei Beto, “Projeto sempre um papo”, que acontecia sempre no teatro da Caixa em Brasília. Postei o vídeo por que não seria honesto não mencionar a fonte e muito menos privar a todos de ouvirem tão bela palestra
Vivemos em um tempo de mudanças, enquanto que, os nossos pais viveram em mudanças de tempo. Explico: vivemos com as coisas que mudaram na época dos nossos pais (Fr. Betos). No período de deles foram criadas as redes virtuais-internet, celular, cartão de crédito e tantas outras coisas que se tornaram febre modernas. Assim lamento em vos dizer: O que é aprendido hoje,  pode não lhes servir para nada. Por isso, sem inteligência, de nada lhes adiantará o conhecimento adquerido ao longo da vida.

Tomás de Aquino disse a seguinte frase: “A razão é a imperfeição da inteligência” (Fr.Beto). Muitos aqui são filhos de pais inteligentes, que sem estudo ou possuindo formação precária possibilitaram os filhos  chegarem onde eles não tuveran oportunidade de chegar. Digo inteligentes com base na origem da palavra “inteligência” – ler por dentro, enxergar o que não foi revelado. Reconhecer a realidade e saber qual decisão tomar: este sim é um exercício da inteligência. De nada adiantará o conhecimento se este não lhe possibilita saber qual a fórmula matemática a ser usada, que o verbo pronunciado esta errado, após ter sido pronunciado. Agir inteligentemente é trabalho cotidiano da mente. E isso, seus pais fizeram a cada dia. E graças a eles vocês alcançaram o sucesso hoje.
Vocês devem ser inteligentes, pois o mundo existente aqui, cercado por estes muros, não existe ao crruzarem este protão. Lá fora as coisas são diferente. Vivemos em tempos de mudanças onde o mundo não é o que parece. Não existem mais as famílias que os nosso professores nos apresentaram. Muito menos o estado, a escola, a religião que lhes ensinaram.
Mas, digo existe sim. Um mundo, onde vocês devem construir as vossas famílias, ocuparem os seus lugares na sociedade, aprenderem e ensinar os seus filhos. Existirá um modo de expressar a sua religiosidade, pela qual agradeceram a Deus por tudo que Ele lhe fez. E isso não poderá ser feito como no passado.
Usar a inteligência é mais ou menos assim: são 26 letras com as quais, com um pouco de paciência, escreveremos obras semelhantes à de Machado de Assis ou Guimarães Rosa (Fr. Beto). E saiba conhecimento para tal tarefa vocês receberam ao longo dos anos antes mesmos entrarem pelos portões desta academia.
Posso afirmar, que com delicadeza, atenção e esforço conseguirão misturar as 26 letras na panela gigante que é o mundo, usando uma colher que mal conseguiram segurar. Lembrem-se, a primeira regra do mundo é respeitar todos os que estão a sua volta. Desejo que ao saírem daqui busquem viver de modo inteligente, aonde haverá uma valorização ética e que exalte a sua consciência e o espírito. Deus lhes abençoe.
Aos mais jovens, que ainda continuam em conosco a cumprir as diversas etapas que seguem, exorto com carinho. Vocês entrarão no período de maior importância de suas vidas. Tudo que ocorrer daqui para frente marcará vossas vidas. Saibam que o mundo perdoa quando há dificuldade em aprender ou dificuldade em alguma disciplina especifica. Mas lhes afirmo: o mundo não perdoa quando somos injustos, preguiçosos, irresponsáveis ou desonestos. Por isso, nesse período, sejam inteligentes e não desperdicem ou decepcionem aqueles que a todo custo lhes oferecem oportunidade de serem melhores.
Oportunidades que eles mesmos não tiveram. Que Deus lhes acompanhe e que vocês hajam sempre com verdade e humildade. Pois foi assim que o nosso modelo maior agiu. Jesus Cristo, ao ser questionado por Pilatos sobre o que é a verdade, nada respondeu. Por humildade, penso. Ele poderia ter dito: “A verdade sou Eu”, pois não encontramos em Jesus nenhum pensamento que divergisse de sua postura e de sua missão (Fr. Beto). De modo misericordioso, solícito e simples, ele passou toda sua vida fazendo o bem e doou sua vida. Por isso, com certeza Jesus é Verdade, “e mesmo que alguém prove que Ele é uma grande mentira, continuarei ao seu lado”Dostoievski (Beto). Pois não há outro modo de construirmos um mundo melhor a não pela e com a Verdade. Deus nos abençoe.
Fr. Ennis Araujo



Nenhum comentário:

Postar um comentário